Açúcar e gordura em excesso podem causar dependência cerebral


Dieta rica em açúcar e gordura pode afetar o paladar e levar ao consumo excessivo

Durante oito semanas, pesquisadores acompanharam dois grupos de voluntários saudáveis com peso ideal. Um grupo consumiu iogurtes ricos em açúcar e gordura duas vezes por dia, enquanto o outro grupo consumiu iogurtes magros.

Ao final do estudo, o grupo que consumiu versões mais calóricas mostrou dificuldade em apreciar alimentos com menor teor de açúcar e gordura.

Em um teste adicional, todos os participantes passaram por exames de ressonância magnética enquanto bebiam milk-shakes. O grupo que havia consumido os iogurtes mais calóricos apresentou uma atividade cerebral diferente, evidenciando a ativação do sistema de dopamina, associado à sensação de recompensa.

Os resultados do estudo destacam como a comida pode afetar nosso comportamento em curto prazo, mesmo sem ganho de peso imediato ou impactos diretos na saúde. Isso aumenta o risco de comer em excesso e pode levar à obesidade e suas consequências.

De acordo com a nutricionista Paula Victória Félix, doutoranda pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), os seres humanos têm uma preferência evolutiva por alimentos ricos em açúcar e gordura, devido à necessidade de armazenar energia e gordura.

No entanto, na sociedade atual, onde estamos constantemente expostos a esses alimentos, tendemos a comer em excesso.

A boa notícia é que é possível reeducar o paladar e desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis. Especialmente nas crianças, esse processo é mais fácil, pois elas precisam de menos açúcar para se satisfazer. Recomenda-se que as crianças não sejam expostas a doces muito cedo, especialmente antes dos dois anos de idade.