Vamos unir forças contra o Câncer de Mama!


Outubro é o mês em que destacamos a conscientização sobre o câncer de mama, uma doença que afeta predominantemente as mulheres em todo o mundo. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que haverá 66.280 mil novos casos de câncer de mama em 2022.

Essa doença é causada pela multiplicação desordenada de células anormais na mama, formando um tumor com potencial de se espalhar para outros órgãos. Não há uma única causa para o seu desenvolvimento, mas uma combinação de fatores hormonais, ambientais, genéticos e a idade.

A detecção precoce por meio da realização regular da mamografia de rastreamento ainda é a melhor forma de combater essa doença, pois permite identificar lesões em estágios nos quais elas ainda não são palpáveis durante o exame clínico.

Além disso, adotar algumas medidas de prevenção pode ajudar a reduzir o risco dessa doença. Praticar atividade física, ter uma alimentação saudável, manter um peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar e evitar a exposição ao tabagismo passivo, além de amamentar, são hábitos fundamentais.

O autoexame também é uma importante ferramenta de cuidado e prevenção, permitindo que as mulheres conheçam o próprio corpo e procurem avaliação médica caso identifiquem alguma alteração nas mamas.

No entanto, é importante ressaltar que o autoexame não substitui a necessidade da realização da mamografia anualmente para mulheres a partir dos 40 anos, sem histórico familiar da doença, e geralmente a partir dos 30 anos para mulheres com fatores de risco para o câncer de mama. Embora seja menos comum, os homens também podem ser afetados por essa doença.

Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura podem ultrapassar 90%. Portanto, é fundamental realizar consultas regulares e, em caso de dúvidas, sempre procurar um médico!