A relevância dos rins para o nosso bem-estar


Neste Dia Mundial do Rim, o Hospital Mãe de Deus, em parceria com o coordenador da Nefrologia do HMD, Dr. Roberto Berdichevski, deseja reforçar a importância desse órgão vital para a nossa saúde.

Os rins desempenham um papel fundamental na filtragem do sangue, eliminando toxinas produzidas pelo nosso metabolismo, equilibrando o pH e regulando a quantidade de água, sal e outros minerais.

Eles também desempenham um papel na saúde da medula óssea, prevenindo a anemia.

Apesar de todas essas funções essenciais, os rins trabalham silenciosamente, e doenças renais comuns podem afetar gradualmente sua função sem apresentar sinais ou sintomas até estágios avançados.

Quando os rins param de funcionar, duas opções de tratamento são possíveis: diálise ou, quando viável, transplante renal.

Pessoas com doenças renais devem ter cuidado especial, pois apresentam um risco cardiovascular elevado e podem experimentar eventos cardíacos ou neurológicos antes mesmo de iniciar a diálise.

A detecção precoce da doença renal é fundamental para prevenir e evitar essas complicações, e esta data serve como um lembrete para conscientizar as pessoas sobre isso.

Recomendamos que os pacientes discutam e questionem seus médicos sobre a saúde de seus rins, especialmente se estiverem em algum dos seguintes grupos de risco:

  • Diabéticos
  • Hipertensos
  • Pessoas com obesidade
  • Indivíduos com doenças cardíacas
  • Uso frequente de anti-inflamatórios/analgésicos
  • Idosos
  • Tabagistas
  • Histórico familiar de doenças renais

Ao contrário de muitas doenças, a doença renal pode ser facilmente detectada por meio de exames como a dosagem de creatinina no sangue e a detecção de albumina na urina.

Se houver alterações nessas análises, é nesse momento que seu médico pode iniciar uma investigação e, se necessário, encaminhar para um nefrologista.

Nos últimos anos, surgiram medicamentos que, quando combinados ao tratamento convencional, ajudam a retardar a progressão da doença renal, desde que iniciados precocemente e sob cuidado médico adequado.

Diante de todas essas informações, é sempre importante lembrar de manter uma alimentação saudável, uma boa hidratação, praticar exercícios físicos e não fumar.

Também é fundamental monitorar regularmente a pressão arterial e realizar exames de rotina com seu médico, não se esquecendo de solicitar a verificação da função renal!