Diabetes: a alimentação e o estilo de vida são cruciais para o tratamento bem-sucedido


Alimentação e o estilo de vida são cruciais para o tratamento dos diabetes ?

Alimentação e estilo de vida saudáveis são fundamentais para o tratamento do diabetes

Você já deve estar bem informado sobre a importância de uma alimentação saudável e de atividade física para alcançar equilíbrio e qualidade de vida, não é mesmo?

No entanto, quando se trata de prevenção e tratamento de uma doença que afeta 11,4% dos adultos brasileiros, os benefícios da nutrição e do movimento se tornam ainda mais significativos. Precisamos conscientizar-nos sobre o diabetes.

O diabetes não tem restrição de idade para se manifestar, contrariando o que se imagina.
Ele pode ocorrer em crianças, adolescentes, adultos e idosos, tornando-se essencial cuidar de si mesmo. De acordo com o Atlas de Diabetes de 2019, cerca de 463 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos em todo o mundo têm diabetes.

A doença surge quando os níveis de açúcar, também conhecido como glicose, no sangue estão acima do normal e de forma constante. Na imagem abaixo, você pode verificar as diferenças entre diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2.

Entre os grupos com maior predisposição para desenvolver a doença, encontram-se as pessoas negras, especialmente as mulheres.

As gestantes também precisam estar atentas, principalmente no último trimestre de gravidez.
Embora o corpo produza mais insulina nesse período, nem sempre ela é suficiente, o que pode resultar em níveis elevados de açúcar no sangue, causando o diabetes gestacional, que prejudica a saúde do bebé.

Como prevenir o diabetes?

No que diz respeito ao diabetes, o ditado de que é melhor prevenir do que remediar nunca foi tão verdadeiro. Então, antes de falarmos sobre tratamento, que tal discutirmos a prevenção?

Mesmo aqueles que possuem predisposição genética - ou seja, têm familiares próximos com diabetes - podem tentar evitar o desenvolvimento da doença. "Não podemos mudar nossos genes, mas podemos silenciar alguns deles. Se eu tiver predisposição genética, é ainda mais importante prestar atenção à alimentação e à atividade física", alerta a nutricionista Raquel Boehl.

Fui diagnosticado! E agora?

Se você foi diagnosticado com diabetes, não se desespere. O controle da doença é fundamental.

Como fazer isso? Aposte em uma alimentação verdadeiramente saudável, incluindo cereais integrais e alimentos não ultraprocessados. Essas mudanças no estilo de vida costumam ser o ponto de partida para o tratamento.

Quando o estilo de vida é modificado, os benefícios não demoram a aparecer. Embora o diabetes não tenha cura, o tratamento adequado controla os níveis de açúcar no sangue.

Portanto, se você foi diagnosticado, esteja disposto a cuidar do diabetes com atenção. Há informações disponíveis sobre a doença, suas causas, sintomas e tratamentos, tornando mais fácil o conhecimento a respeito.

Tratamento com doses de empatia e amor

Junto com o diagnóstico, é necessário repensar antigos hábitos, alimentação e rotina. "Mesmo sabendo quantos benefícios um estilo de vida saudável proporciona, a empatia, a paciência e o amor devem prevalecer no tratamento do diabetes", aconselha Raquel.

Mesmo que você não tenha a doença, considere o Dia Mundial do Diabetes como uma oportunidade para aprender e entender mais sobre ela. Lembre-se de que aderir a um estilo de vida saudável afastará não apenas o diabetes, mas também outras complicações à sua saúde.

Que tal aproveitar a primavera para melhorar sua alimentação e começar a praticar uma atividade física? Essas mudanças terão um impacto positivo em todo o seu ano!

Sugestões para si