Dia do Pediatra: a dedicação à saúde das gerações futuras


O médico pediatra desempenha um papel fundamental no acompanhamento de crianças e adolescentes. Esse profissional se dedica ao estudo do crescimento, desenvolvimento e doenças específicas que ocorrem durante a infância.

Com cuidado e atenção, eles acompanham os pequenos desde o início de suas vidas, desempenhando um papel essencial para que eles possam crescer saudáveis e cheios de vitalidade.

O médico pediatra João Pedro Locatelli Cezar, especialista em hematologia pediátrica e responsável pelo time de saúde da hygia, define a profissão como a de um guerreiro e guardião da saúde das crianças e adolescentes.

As consultas regulares são de extrema importância durante essa fase. Elas permitem a detecção precoce de doenças que possam surgir no início ou ao longo da vida, além de garantir o melhor desenvolvimento da criança.

De acordo com Cezar, as recomendações para as consultas com o pediatra são as seguintes:

- No primeiro ano de vida: consultar mensalmente.
- No segundo ano de vida: consultar trimestralmente.
- Dos dois anos até os 21 anos: as consultas devem ser realizadas a cada seis meses.

O pediatra é o profissional responsável pelo acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de uma criança, trabalhando para garantir que ela alcance seu máximo potencial quando se tornar adulta. É como cuidar de uma planta, observando e intervindo quando seu crescimento não está seguindo o caminho adequado.

Durante a infância, o sistema imunológico ainda é considerado imaturo, com baixa produção de anticorpos, o que torna as crianças mais suscetíveis a vírus e bactérias perigosas. Manter a vacinação em dia é um dos principais cuidados que os pais devem ter para prevenir doenças como meningite, tuberculose, sarampo e poliomielite, bem como outras infecções que representam sérios riscos à saúde das crianças.

As crianças podem ser afetadas por diversas doenças que apresentam sintomas inespecíficos, tornando indispensável o olhar de um profissional para um diagnóstico e tratamento adequados. Qualquer condição grave nessa fase da vida, se não tratada corretamente, pode ter sérias consequências ao longo da vida.

Além dos cuidados médicos, o pediatra ressalta a importância de outras medidas para reduzir os riscos de contaminação e transmissão de doenças, como a manutenção da higiene das mãos das crianças. Além disso, os pais e responsáveis devem estar atentos a outros cuidados, tais como:

- Manter o corpo hidratado;
- Promover uma alimentação saudável;
- Incentivar a prática de exercícios físicos;
- Permitir que a criança entre em contato com a natureza;
- Manter a carteira de vacinação em dia.

"É sempre importante prestar atenção no seu filho, ninguém conhece melhor uma criança do que os pais ou cuidadores, pois são eles que passam o maior tempo com a criança. Se você notar algo diferente, procure e informe o seu pediatra", ressalta João Pedro Cezar.

O Dia do Pediatra tem como objetivo homenagear todos os profissionais da área que exercem sua profissão com seriedade, dedicação e amor, cuidando da saúde e do bem-estar de seus pacientes. Essa data é celebrada anualmente em 27 de julho, em homenagem ao dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, e também destaca a importância dos cuidados que a sociedade como um todo deve ter com a saúde das crianças e dos adolescentes.

Sugerido para si