Como posso cuidar de unhas que estão descamando?


Saiba como cuidar das suas unhas

As unhas podem revelar muito sobre você e sua saúde. Sejam elas naturais ou pintadas, ovais, quadradas ou pontiagudas, as unhas podem apresentar sinais visíveis de deficiências no organismo, como a falta de vitaminas.

Um dos sintomas comuns é a descamação, onde a superfície das unhas fica áspera e quebradiça, formando camadas ou escamas.

Para tratar desse problema e outros relacionados, a dermatologista Dra. Fabiane Kumagai Lorenzini, do Hospital Moinhos de Vento, oferece recomendações práticas.

Unhas descamando podem indicar doenças ou deficiências de vitaminas?

Dra. Fabiane: Unhas fracas, quebradiças ou descamando podem ser indicativos de hipotireoidismo, deficiência de zinco, ferro e até mesmo outras doenças como a psoríase.

O que pode contribuir para a fragilidade das unhas?

Dra. Fabiane: Causas externas, como o contato com produtos de limpeza e detergentes, podem prejudicar a saúde das unhas. Além disso, passar muito tempo com as mãos na água e utilizar frequentemente removedores de esmalte à base de acetona também podem contribuir para a fragilidade das unhas.

O que ajuda a melhorar a descamação?

Dra. Fabiane: Para melhorar os sintomas de unhas descamando, é importante evitar o contato com produtos de limpeza e não deixar as mãos submersas em água por longos períodos. Uma dica prática é usar luvas durante as atividades domésticas e manter as unhas curtas.

É fundamental não puxar as unhas caso estejam descamando, pois isso pode fragilizá-las ainda mais. Em vez disso, corte as extremidades e utilize uma lixa ou polidor na ponta.

Quais são os tratamentos mais indicados?

Dra. Fabiane: Existem tratamentos tópicos, como o uso de pomadas ou cremes diretamente nas unhas, contendo substâncias hidratantes.

Além disso, existem tratamentos orais. No entanto, o mais importante é descobrir e tratar a causa subjacente da fragilidade das unhas por meio de uma investigação completa, incluindo consulta com um dermatologista (o especialista mais indicado) e exames laboratoriais.

Também é necessário avaliar outras doenças para um diagnóstico preciso, pois algumas enfermidades específicas, como a psoríase e a alopecia areata, podem afetar as unhas de forma característica.

Sugerido para si