2 Alimentos Que Podem Ajudar Com a Saúde da Próstata


2 Alimentos Que Podem Ajudar Com a Saúde da Próstata

Nos últimos anos, tem havido um interesse crescente na raiz de maca e em seu potencial para promover uma boa saúde da próstata.

A maca e suas raízes têm sido estudadas por sua capacidade de proteger o corpo contra o câncer de próstata, devido aos seus altos níveis de glucosinolatos, compostos conhecidos por suas propriedades anticancerígenas.

Surpreendentemente, a maca contém níveis ainda mais elevados de glucosinolatos do que vegetais crucíferos como brócolis, couve e couve de Bruxelas, que são amplamente reconhecidos por sua capacidade de prevenir certos tipos de câncer.

Essas descobertas destacam o potencial da maca como um suplemento natural na promoção da saúde da próstata.

1) A Raíz de Maca

Existem diferentes variedades de raiz de maca, cada uma com benefícios para a saúde e forma física.

Entre as 13 variedades, as mais estudadas são a branca, a vermelha e a amarela.

A maca negra não apresenta efeitos específicos na saúde da próstata.

No entanto, a maca vermelha tem sido associada a redução do tamanho da próstata em homens com hiperplasia prostática benigna (BPH), enquanto a maca amarela possui efeito mais suave nesse aspecto.

Embora apenas duas variedades sejam benéficas para o crescimento da próstata, todas as três têm benefícios para a saúde masculina.

Além disso, a raiz de maca demonstrou capacidade de tratar a disfunção erétil, aumentar a energia, a libido, o volume do sêmen e a contagem de espermatozoides.

2) Tomates

Outro alimento altamente recomendado para a saúde da próstata são os tomates.

Eles contêm um antioxidante poderoso chamado licopeno.

Estudos têm mostrado que alimentos ricos em licopeno podem inibir carcinógenos, retardar o crescimento de células cancerígenas e reduzir danos celulares.

Homens que consomem dietas ricas em licopeno geralmente apresentam menor risco de câncer de próstata.

Vale ressaltar que o cozimento dos tomates melhora ainda mais a absorção do licopeno pelo organismo.

Estudos demonstram que os níveis de licopeno no sangue aumentam após o consumo de tomates cozidos em comparação com os crus.

Outra estratégia para melhorar a absorção do licopeno é combinar tomates cozidos com uma pequena quantidade de óleo ou gordura, como ocorre em pizzas.

Se você segue uma dieta específica ou uma rotina de exercícios, os suplementos de licopeno podem ser uma ótima opção para complementar sua alimentação.

Nenhum alimento ou dieta por si só pode prevenir o câncer.

O que a maca e o licopeno dos tomates podem fazer, como parte de um estilo de vida saudável, é ajudar a manter os processos básicos do corpo + a homeostase,  além de ajudar a reparar os efeitos negativos do envelhecimento.

Manter uma dieta saudável é a coisa mais importante  para prevenir doenças fatais e também para desfrutar da melhor qualidade de vida possível.

Conteúdos para si