Quais São Os 9 Benefícios Para a Saúde do Kombucha?


Quais São Os 9 Benefícios Para a Saúde do Kombucha?

O Kombucha tem uma história de consumo que remonta a mais de 2.000 anos, embora só tenha se tornado popular na década de 1990.

A China foi uma das primeiras civilizações a reconhecer os benefícios para a saúde do Kombucha.

Seja você um apreciador do sabor do chá fermentado ou busque seus benefícios à saúde, o Kombucha tem uma longa tradição relacionada ao bem-estar humano.

O Kombucha é frequentemente chamado de "chá de cogumelos".

Basicamente, é uma bebida fermentada por uma colônia de bactérias e leveduras, que reagem para formar uma massa semelhante a um cogumelo na superfície do chá.

Após a fermentação, o Kombucha adquire uma leve efervescência, um aroma de vinagre e um sabor ácido característico.

Para tornar a bebida mais saborosa, é comum adicionar sucos de frutas frescas e outros sabores ao Kombucha no final do processo de fermentação.

1) Detox

Acredita-se que o Kombucha auxilie na desintoxicação natural do corpo devido à presença de enzimas e ácidos bacterianos.

O ácido glucônico, encontrado no Kombucha e em frutas e vegetais, pode se ligar a toxinas, ajudando a removê-las do corpo.

Além disso, o ácido glutárico, um subproduto da fermentação do chá de Kombucha, pode potencializar a eficiência das capacidades desintoxicantes do fígado.

Esses mecanismos contribuem para a ação desintoxicante do Kombucha no organismo.

2) Melhora a Digestão

Há evidências de que a combinação de ácidos orgânicos, enzimas e probióticos presentes no Kombucha pode promover uma digestão saudável e auxiliar pessoas que sofrem de dores de estômago.

Os probióticos, frequentemente chamados de "bactérias benéficas", podem ajudar a prevenir ou aliviar problemas como diarreia, constipação e até mesmo doenças mais graves.

O corpo humano saudável abriga cerca de três a cinco quilos de bactérias e micróbios, conhecidos como microbioma, que podem ser esgotados devido a estresse, consumo de álcool, uso de antibióticos e exposição a outros organismos prejudiciais.

Ao consumir a bebida fermentada de Kombucha, é possível ajudar a repor as bactérias benéficas perdidas, fortalecendo assim a saúde digestiva e o equilíbrio do microbioma.

3) Ajuda a Fortalecer + Apoiar o Sistema Imunológico

As bactérias intestinais saudáveis que são promovidas pelo consumo de Kombucha podem ajudar a estimular o sistema imunológico, acredita-se que esteja intimamente ligado aos microrganismos vivos presentes no intestino.

Os probióticos, especialmente os encontrados em alimentos fermentados, têm o potencial de fortalecer nossas defesas naturais contra micróbios nocivos e algumas formas de doenças.

Quando nosso microbioma natural é prejudicado, micróbios nocivos, como aqueles que podem causar úlceras, diabetes ou câncer, podem se proliferar e causar problemas.

Consumir Kombucha e outros alimentos probióticos pode ajudar a promover um microbioma saudável e fortalecer o sistema imunológico, proporcionando uma proteção adicional contra doenças e patógenos prejudiciais.

4) Reduz o Risco de Artrite

Outro composto poderoso encontrado no Kombucha é a glucosamina, que possui a capacidade de reduzir o risco e tratar diversos tipos de artrite.

A glucosamina estimula a produção de ácido hialurônico, que ajuda a proteger a cartilagem e reduzir a dor associada à artrite.

Esse benefício é especialmente importante para a saúde das articulações, que pode ser afetada por rotinas de exercícios e práticas de condicionamento físico, caso não sejam acompanhadas pela suplementação adequada.

O consumo regular de Kombucha, que contém glucosamina naturalmente, pode contribuir para a manutenção da saúde articular e aliviar os sintomas de artrite.

5) Kombucha Diminui o Risco de Câncer

Estudos recentes têm demonstrado que o microbioma possui propriedades de combate ao câncer.

Os microorganismos vivos presentes em algumas bebidas de Kombucha podem fortalecer nossas defesas naturais contra certas formas de câncer.

Esses microrganismos têm a capacidade de ativar nossas células naturais de combate ao câncer.

Além disso, o ácido glutárico, encontrado no Kombucha e em alimentos como grapefruit, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de câncer.

Portanto, é importante adotar uma alimentação saudável diariamente e ocasionalmente complementar seu estilo de vida com minerais essenciais, como os ácidos graxos ômega e o magnésio, para promover a saúde e prevenir doenças, incluindo o câncer.

6) Reduz o Colesterol

Estudos demonstram que o Kombucha pode ajudar a manter níveis saudáveis de colesterol e açúcar no sangue.

Em algumas pesquisas, foi observado que o consumo de Kombucha foi capaz de reduzir os níveis de colesterol LDL (considerado ruim) e, ao mesmo tempo, aumentar os níveis de colesterol HDL (considerado bom).

Esses efeitos benéficos do Kombucha podem contribuir para a saúde cardiovascular, ajudando a manter o equilíbrio lipídico no organismo e prevenindo o acúmulo excessivo de colesterol LDL nas artérias.

Além disso, o Kombucha também pode auxiliar na regulação dos níveis de açúcar no sangue, o que é especialmente importante para pessoas com diabetes ou que buscam manter um metabolismo saudável.

No entanto, é sempre recomendado consultar um profissional de saúde antes de fazer alterações na dieta ou adotar suplementos para controlar o colesterol ou o açúcar no sangue.

7) Aumenta os Níveis de Energia

Além de conter pequenas quantidades de cafeína, o Kombucha é rico em vitaminas do complexo B, que têm propriedades energizantes, e também em ferro.

O ferro desempenha um papel fundamental na produção de hemoglobina, o componente das células vermelhas do sangue responsável pelo transporte de oxigênio.

Ao aumentar a hemoglobina, o Kombucha pode contribuir para um melhor fluxo de oxigênio no organismo, fornecendo energia adicional e apoiando a função adequada dos tecidos e órgãos.

8) Kombucha Causa Perda de Peso

Quando os níveis de micróbios saudáveis diminuem para níveis baixos, pode haver resultados negativos, como obesidade e diabetes.

O Kombucha contém ácidos naturais e propriedades antioxidantes que podem ser benéficos para a perda de gordura (assim como o suplemento popular e eficaz chamado Garcinia Cambogia, que auxilia na perda de peso e redução da gordura abdominal).

O consumo de Kombucha antes das refeições pode aumentar o metabolismo.

As variedades de chá verde e chá preto do Kombucha são particularmente eficazes, combinando os poderes antioxidantes do chá com a colônia de micróbios presentes no Kombucha.

Esses benefícios combinados podem ajudar a promover a perda de peso, a redução da gordura corporal e o suporte ao metabolismo saudável.

No entanto, é sempre importante lembrar que a perda de peso e a saúde são influenciadas por diversos fatores, e o Kombucha deve ser consumido como parte de um estilo de vida saudável, que inclui uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.

9) O Kombucha Reduz A Depressão E Melhora O Humor

As vitaminas B presentes no Kombucha, como a B12, B6 e B1, têm sido associadas a benefícios no combate à depressão, estabilização do humor e melhora da concentração.

Além disso, o Kombucha contém vitamina C, que pode inibir a liberação do hormônio do estresse, o cortisol.

Outro componente presente no Kombucha são quantidades muito pequenas de álcool, que podem contribuir para a redução do estresse e promover sentimentos positivos.

É importante ressaltar que o teor de álcool no Kombucha é extremamente baixo e, portanto, é considerado seguro para mulheres grávidas.

No entanto, sempre recomendamos que você consulte um médico antes de adicionar qualquer suplemento natural, como o Kombucha, à sua dieta diária, especialmente durante a gravidez, para garantir a segurança e a adequação ao seu estado de saúde específico.