Quais São os Benefícios da Biotina?


Descubra Já Quais São os Benefícios da Biotina?

A biotina, também conhecida como Vitamina B7, é uma vitamina solúvel em água que faz parte do complexo de vitaminas B.

Esse grupo de nutrientes essenciais desempenha um papel fundamental em funções metabólicas, nervosas, digestivas e cardiovasculares saudáveis.

A biotina atua como coenzima no organismo, sendo necessária para o metabolismo de ácidos graxos, aminoácidos e glicose.

Isso significa que, quando consumimos alimentos que contêm gorduras, proteínas e carboidratos, a presença da vitamina B7 (biotina) é necessária para converter e utilizar esses macronutrientes, fornecendo energia ao corpo para realizar atividades físicas e manter o funcionamento psicológico adequado.

Os benefícios da biotina incluem contribuir para uma aparência jovem e atraente, pois desempenha um papel importante na saúde dos cabelos, unhas e pele.

A vitamina B7/biotina é frequentemente adicionada a produtos de beleza para cabelos e pele, embora se acredite que sua absorção através da pele não seja eficiente, sendo mais benéfica quando ingerida.

A biotina pode ser encontrada em alimentos como carnes, ovos, abacate, couve-flor, frutas, peixes, legumes e cogumelos.

O Que Causa a Deficiência de Biotina?

A deficiência de vitamina B7 (biotina) é rara em países onde as pessoas geralmente consomem calorias e alimentos suficientes.

Isso ocorre por duas razões: muitos alimentos comuns fornecem biotina e pesquisas mostram que as bactérias presentes no trato digestivo têm a capacidade de produzir biotina.

No entanto, é importante entender o que pode causar deficiência de biotina.

Como a biotina é solúvel em água, ela se movimenta pela corrente sanguínea e qualquer excesso ou quantidade não utilizada no corpo é eliminada por meio da urina.

Isso significa que o corpo não armazena grandes quantidades de biotina e é difícil consumir uma quantidade excessiva dessa vitamina, tornando os níveis tóxicos muito raros.

No entanto, também significa que é necessário consumir pequenas quantidades de vitamina B7 quase diariamente para manter um suprimento adequado no corpo.

É por isso que os suplementos de biotina podem ser um complemento útil para uma dieta saudável, ajudando a manter níveis adequados de vitamina B7 no organismo.

Suplementos De Biotina. Onde Posso Comprar Suplementos De Biotina?

A vitamina B7, também conhecida como biotina, está presente nos suplementos do complexo B. Esses suplementos costumam conter uma variedade completa de vitaminas B, incluindo B6, B12, riboflavina (B2) e niacina (B3).

O complexo de vitaminas B desempenha um papel importante no metabolismo, nas funções cerebrais (sendo o magnésio também crucial para o funcionamento adequado do sistema nervoso), na sinalização nervosa e em muitas outras funções diárias essenciais.

Essas vitaminas também interagem entre si, portanto, tomar as vitaminas B em conjunto é sempre a melhor maneira de garantir resultados ótimos.

Ao optar por suplementos de complexo B, é importante considerar que nem todos têm a mesma qualidade.

Para obter os maiores benefícios da biotina, é recomendado adquirir um multivitamínico ou um suplemento de alta qualidade feito a partir de fontes alimentares reais.

A compra de suplementos de biotina online torna o processo fácil e conveniente para adicionar esse nutriente à sua dieta diária.

Quais são os benefícios da Vitamina B7 / Biotina?

1) Regula o Metabolismo Saudável

A biotina desempenha um papel importante na regulação das atividades genéticas que são críticas para o metabolismo.

A vitamina B7, em conjunto com outras vitaminas do complexo B, é necessária para converter os alimentos que você ingere em energia utilizável.

A vitamina B7 realiza essa função de várias maneiras:

  • Convertendo a glicose dos carboidratos e fontes de açúcar em energia principal para o corpo.
  • Ativando os ácidos graxos presentes em alimentos ricos em gordura, como óleos ou gorduras de origem animal.
  • Auxiliando o corpo na utilização dos aminoácidos provenientes das proteínas para realizar diversas funções corporais.

Além disso, a vitamina B7 melhora o metabolismo e a utilização da glicose, o que é especialmente benéfico em nossa sociedade, onde a diabetes tipo 2 é bastante comum.

A deficiência de vitamina B7 pode levar a sintomas de metabolismo lento, tais como baixos níveis de energia, mau humor, ganho de peso, possível desenvolvimento de diabetes, problemas digestivos, alterações no apetite, entre outros.

É fundamental garantir a presença adequada de vitamina B7 no organismo para evitar tais sintomas.

2) Ajuda a Manter um Bom Funcionamento Cerebral

A biotina desempenha um papel importante na saúde do sistema nervoso, assim como o magnésio, devido à sua contribuição na sinalização nervosa e atividade dos neurotransmissores.

Quando combinadas, as vitaminas do complexo B apoiam a função da memória e ajudam a proteger contra o declínio cognitivo relacionado à idade, como a doença de Alzheimer.

Além disso, a biotina desempenha um papel na síntese de hormônios relacionados à regulação do humor, o que pode aumentar os níveis de energia e prevenir sintomas semelhantes aos da depressão.

3) Ajuda a Equilibrar o Açúcar Sanguíneo

A vitamina B7, também conhecida como biotina, em combinação com o cromo, pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

Esse efeito é especialmente observado em indivíduos cujos níveis de glicose no sangue não estão bem controlados por medicamentos prescritos.

A deficiência de vitamina B7 tem sido associada à diminuição da tolerância à glicose e à redução da utilização de glicose, fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes.

Além disso, a vitamina B7 pode auxiliar na redução dos sintomas em casos existentes de diabetes, inclusive aliviando dores nos nervos.

4) Repara e Constrói Músculos +Tecidos Corporais

A biotina oferece diversos benefícios, incluindo suporte ao crescimento e à manutenção dos tecidos corporais, auxiliando na reparação e construção muscular (a Whey protein também é um suplemento essencial para auxiliar na recuperação e crescimento muscular após um treino intenso).

Quando ocorre dano em tecidos ou músculos, as vitaminas B, como a vitamina B7, desempenham um papel na recuperação e fortalecimento dos tecidos, contribuindo para o crescimento muscular.

Além disso, a biotina também auxilia na redução da inflamação, o que pode aliviar dores musculares e articulares.

5) Mantém o Cabelo, a Pele e as Unhas Saudáveis

A vitamina B7, também conhecida como biotina, desempenha um papel essencial na saúde da pele, cabelos e unhas (o colágeno também é importante para manter a pele jovem e saudável).

É por isso que pessoas com deficiência de vitamina B7 podem apresentar sintomas como queda de cabelo, pontas duplas e fragilidade capilar, além de problemas dermatológicos, como pele seca e irritada.

É comum encontrar a biotina em diversos produtos cosméticos, como cremes faciais, máscaras capilares e outros produtos de beleza de venda livre, mas é importante ressaltar que seu consumo oral é mais eficaz do que a aplicação tópica.