Riscos dos alimentos ultraprocessados no cardápio infantil


Sempre que falamos em alimentação infantil, as pessoas logo pensam nas guloseimas que as crianças tanto gostam, mas que – infelizmente – são péssimas para a saúde. Os alimentos ultraprocessados podem apresentar um grande risco para a saúde dos nossos filhotes, principalmente porque esse tipo de alimentação pode causar vícios e estimular a obesidade infantil. Antes de tudo, vale lembrar que os alimentos ultraprocessados são aqueles que passaram por processamentos e técnicas com muito açúcar, sal, gorduras, texturizantes, corantes, produtos que realçam cor e sabor, entre outros. Além disso, esses alimentos também são carentes de vitaminas, sais minerais, água e fibras.

Para entender melhor o conjunto de fatores responsável pela obesidade infantil, uma pesquisa brasileira investigou crianças acima do peso e de baixa renda que possuem dependência alimentar em duas escolas públicas de São Paulo. Com base no questionário, 95% das 139 crianças que participaram, todas com sobrepeso ou obesidade, sofrem com pelo menos um dos sintomas de vício alimentar. Do total, 24% das crianças foram diagnosticadas com vício em comida, sendo que o consumo de ultraprocessados e açúcar foram os principais causadores do problema – assustador!

Muitos são os alimentos processados, mas entre eles podemos destacar bolachas, doces, salgadinhos, bolos prontos, barras de cereais, iogurte e bebidas lácteas, molhos prontos, batata frita pronta, barra de chocolate e muito mais.