Construindo o paladar do bebê desde a gestação


Engana-se quem acredita que os hábitos alimentares começam a se formar somente depois da primeira colherada. A nutrição do bebê ainda dentro da barriga é muito importante para o crescimento e desenvolvimento adequados. Segundo estudos, os alimentos consumidos pela futura mamãe interferem na composição do líquido amniótico, ingerido pelos pequenos em boa parte da gestação. Após o nascimento, quando chega a hora de papar alimentos sólidos, as crianças tendem a demonstrar preferência por sabores familiares, por isso é tão importante manter uma alimentação saudável e equilibrada. 

O fluido que envolve o bebê é aromatizado pelos alimentos e bebidas ingeridos pela gestante nas últimas horas, é a memória desse aroma/sabor que o seu filhote carregará mesmo depois do nascimento. Ou seja, se a criança tiver em sua memória alimentos saudáveis, é muito provável que tenha facilidade de ingerir esse tipo de comidinha no futuro. 

Uma das primeiras pesquisas sobre a temática foi realizada no começo dos anos 2000 pelo centro de pesquisas Monell Chemical Senses, nos EUA, com algumas gestantes no último trimestre da gravidez. O estudo revelou: os filhotes das mulheres que ingeriram suco de cenoura na gestação e durante o aleitamento,tiveram facilidade em comer papinhas à base desse vegetal.