Grumixama: o que é, benefícios e como consumir


A grumixama é o fruto de uma árvore brasileira originária da região da Mata Atlântica. Apesar desse fruto ainda ser pouco conhecido, é repleto de boas propriedades nutricionais, que derivam das vitaminas C e do complexo B, niacina, flavonoides e outros micronutrientes que são importantes para a saúde. 

Hoje em dia, é difícil encontrar uma grumixameira, pois a espécie está ameaçada de extinção. 

A grumixama é o fruto de uma árvore originária da Mata Atlântica, a grumixameira, que é encontrada desde o sul da Bahia até Santa Catarina. 

O nome “grumixama” vem do Tupi-Guarani e significa: fruta que pega ou aperta na boca ao comer. Esse nome provém do fato do sabor da fruta ser muito agradável e, por isso, “pega” na língua. 

A grumixameira pode atingir de 3 a 6 metros de altura, apresentando crescimento rápido, se plantada em solos férteis que drenam rapidamente a água das chuvas. Na mata, a grumixameira pode atingir até 15 metros de altura. 

A árvore frutifica bem ao sol e na sombra, após 3 ou 4 anos de seu plantio. Os frutos se desenvolvem nos meses de outubro a dezembro e podem ser consumidos in natura ou serem usados no preparo de sucos e doces. Seu sabor mistura doçura com acidez, como se fosse uma jabuticaba misturada com pitanga.