No Brasil, 1 a cada 2 bebês consomem alimentos ultraprocessados


Promover a alimentação adequada do seu filhote desde a primeira infância é fundamental para garantir uma boa saúde. O Gourmet Jr. defende essa bandeira, por isso ficamos assustados com esses dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde. Segundo uma pesquisa realizada com pais de 38.566 de crianças na faixa etária de até 23 meses em Unidades Básicas de Saúde de todo o país, somente 14% desses bebês consumiram alimentos ricos em ferro antes da consulta médica, enquanto 56%  consumiram alimentos ultraprocessados .

Esse número é alarmante principalmente, porque justifica as principais causas da obesidade infantil no país. Entre as principais guloseimas ultraprocessadas ricas em sódio, gorduras e açúcares que os pequenos comem ainda na primeira infância estão os biscoitos recheados (32%), o macarrão instantâneo (27%) e as bebidas adoçadas (40%).

Vale lembrar que é sempre muito importante que o seu filhote fique longe dos alimentos industrializados. A comida natural, feita em casa, é sempre a melhor opção, além do aleitamento materno.

Em entrevista ao site do Portal Brasil a nutricionista da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Sara Araújo, ressaltou a importância dessa alimentação adequada nos primeiros meses de vida da criança: “Devemos fazer uso de alimentos in natura ou minimamente processados na base da alimentação (…) entendemos que o aleitamento materno deve ser continuado até os dois anos de idade ou mais e garantir uma alimentação adequada e variada, com presença de alimentos ricos em ferro e vitamina A.”

Para garantir que seu pequeno tenha sempre muita saúde e fique longe do sobrepeso, garanta uma alimentação saudável na rotina dele e longe de alimentos ultraprocessados. Aqui no Gourmet Jr., temos várias dicas para você começar a deixar o prato do seu filho colorido e saudável! Sendo assim, vale a pena conferir nosso post 10 snacks saudáveis para as crianças e A importância da apresentação do papá na fase de introdução alimentar.