Cabelo de milho: para que serve, propriedades e como usar


O cabelo ou barba de milho é uma parte da planta com propriedades anti-inflamatória e diurética. Por isso, o cabelo de milho é usado na medicina alternativa para tratar problemas relacionados ao sistema urinário e renal, como as infecções urinárias. 

Além de suas propriedades anti-inflamatória e diurética, os fios amarelados contam com muitas vitaminas, carboidratos e proteínas úteis para o nosso organismo.

O cabelo de milho é encontrado em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação na forma de extrato seco, usado para preparar o chá de cabelo de milho, e como suplementos alimentares.

Veja para que serve o cabelo de milho, as suas propriedades, como usá-lo e quais são as contraindicações. 

O cabelo de milho são os fios amarelados, cientificamente chamados de estigmas, que ficam dentro da espiga de milho e que se desenvolvem juntamente com os grãos. 

Esta parte do milho é amplamente utilizada para fins medicinais no tratamento de alguns problemas de saúde, como: 

  • Cistite: infecção e/ou inflamação da bexiga, geralmente causada pela bactéria Escherichia coli. Veja quais são os remédios mais usados para tratar a cistite
  • Nefrite: inflamação nos rins decorrente de infecções, reações imunológicas ou uso abusivo de medicamentos. 
  • Pedras nos rins: especialmente aquelas pedras pequenas que ainda podem ser eliminadas com a urina. Veja quais são os tipos de pedras nos rins e como prevenir.
  • Gota: doença inflamatória que afeta as articulações, decorrente do aumento dos níveis de ácido úrico no sangue. Conheça os sintomas de gota
  • Incontinência urinária: veja quais são as causas do problema e o que você pode fazer.
  • Inchaço: por retenção de líquidos no corpo.
  • Sintomas da TPM: cólicas, dores de cabeça e nas costas, estresse e ansiedade.

O cabelo de milho é diurético, ou seja, aumenta a frequência com que uma pessoa vai ao banheiro para urinar. Consequentemente, há redução do inchaço causado pela retenção de líquidos e, também, da pressão arterial, caso esteja acima do normal.