Triphala: do que é feita, benefícios e como tomar


A triphala é um remédio à base de plantas conhecido como fitoterápico, composto por três frutas com propriedades medicinais. É considerado um adaptógeno, termo usado na medicina chinesa e ayurvédica para descrever ervas não tóxicas que ajudam o corpo a combater o estresse excessivo, fortalecendo a resistência aos estímulos estressores que podem prejudicar o organismo. Além disso, a triphala é amplamente utilizada no tratamento de distúrbios gastrointestinais e também como um agente rejuvenescedor.

Vários estudos laboratoriais e com modelos animais sugerem que a triphala pode ser uma ferramenta terapêutica complementar no tratamento de diversas doenças. É importante conhecer os componentes da triphala, seus potenciais benefícios para a saúde e as formas adequadas de consumo.

A triphala é uma mistura de três frutas secas, que podem ser encontradas na forma de pó ou cápsulas. A primeira fruta é a Amla ou groselha indiana (Emblica officinalis), conhecida por sua alta concentração de vitamina C e fibras alimentares, sendo utilizada na medicina ayurvédica para tratar problemas digestivos, como gastrite. A segunda fruta é a Haritaki (Terminalia chebula), também conhecida como o "Rei dos Medicamentos", devido às suas propriedades medicinais. A Haritaki é utilizada tanto interna quanto externamente, auxiliando na cicatrização de feridas, combate a infecções fúngicas, inflamações na mucosa oral, além de ter efeitos rejuvenescedores, adstringentes e laxantes. A terceira fruta é a Bibhitaki (Terminalia bellerica), que promove longevidade, fortalecimento do sistema imunológico, função gastrointestinal saudável e alívio do estresse.