Dieta dos gladiadores – O que é e como funciona


Após um documentário produzido pelo ator e ex-fisiculturista Arnold Schwarzenegger e também pelo diretor de cinema James Cameron ser lançado em um serviço de streaming bem famoso, a dieta dos gladiadores começou a ser discutida principalmente no mundo fitness.

A ideia do documentário se baseia em um estudo arqueológico realizado por pesquisadores de uma universidade da Áustria e uma da Suíça.

Neste estudo, os pesquisadores acharam os ossos de gladiadores e ao analisá-los descobriram que a dieta destes homens era praticamente vegetariana, rica em carboidratos, e também uma bebida carbonizada de vegetais rica em minerais, que já havia sido mencionada em documentos da antiguidade.

Os pesquisadores analisaram também os ossos da população em geral da época e perceberam que os ossos dos gladiadores eram muito mais fortes do que os do restante do povo. 

A conclusão foi que esta bebida feita de cinzas de plantas ricas em cálcio e estrôncio (um tipo de metal), juntamente com a dieta a base de grãos, plantas e vegetais era o que tornava esses homens mais fortes.

Porém o tipo de grão que os lutadores consumiam não ficou bem esclarecido, mas ficou entendido que os gladiadores seguiam uma dieta vegetariana em sua maior parte, com muito pouco ou nenhum consumo de carne.